INSPEÇÃO EM VOO

Equipes do Grupo Especial de Inspeção em Voo reestruturam aeronave

O processo de reestruturação da aeronave foi executado respeitando os critérios técnicos de confiabilidade
Publicada em: 19/11/2025 10:51
Imprimir
Fonte: DECEA, por Tenente Martorano
Edição: Agência Força Aérea, por Capitão Emília

   Após passar por amplo processo de montagem e inspeções de manutenção, a aeronave IU-93M FAB 6051, modelo Hawker 800XP, voltou a operar pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). O voo de experiência foi realizado na manhã desta segunda-feira (17) entre o aeroporto Santos Dumont e a Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, e apresentou resultado satisfatório, confirmando a excelência dos trabalhos executados pelas equipes do GEIV.

O processo de reestruturação da aeronave foi executado respeitando os critérios técnicos de confiabilidade, reforçando o compromisso do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) com a segurança operacional e a prestação do serviço de inspeção em voo.

De acordo com o Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Pereira Drumond, além de restituir um importante meio operacional ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), o processo elevou significativamente o conhecimento técnico dos mantenedores do GEIV.

“A intensa imersão nas atividades de manutenção contribuiu para o amadurecimento da equipe,  reforçando a capacidade orgânica do Grupo em atuar com eficiência diante de desafios complexos e de elevada responsabilidade”, afirmou o Oficial.

O GEIV é a unidade aérea do DECEA responsável pela inspeção dos auxílios e procedimentos de navegação aérea em uso no espaço aéreo brasileiro. Em 2025, no período de janeiro a outubro, o Grupo realizou cerca de 985 horas de inspeção em voo, em missões nacionais e internacionais, garantindo a segurança dos voos.

Fotos: GEIV